Como Conversar com Crianças Pequenas para que Ouçam e se Desenvolvam

Obra: Como Conversar com Crianças Pequenas para que Ouçam e se Desenvolvam
Título originalHow to Talk so Little Kids will Listen
Autoras: Joanna Faber e Julie King
Cliente: nVersos Editora
Ano de publicação: 2019

 

Detalhes da tradução:

Este livro surgiu na minha vida num momento bastante interessante; na época em que recebi o texto para traduzir, eu estava trabalhando com um projeto do Sesc Ribeirão Preto para fazer atividades esportivas com crianças de 6 a 12 anos. E fui percebendo que alguns dos comportamentos das crianças eram bem similares àqueles que as autoras descrevem no livro. Ou seja: uma ótima oportunidade para colocar em prática algumas estratégias descritas na obra. E, cara… foi muito legal ver que tudo que aparecia no texto foi dando resultado!

Algumas outras características interessantes desse texto: 

  • É o livro com o título mais longo dentre as minhas traduções (até abril de 2019, mas duvido que algum outro vai passá-lo); 
  • E foi a minha primeira experiência com tradução de quadrinhos (embora outro livro que mistura quadrinhos com texto, o Como Ser Um Supervilão, da editora Astral, foi o publicado primeiro). Isso porque, ao final de cada capítulo, há algumas páginas com quadrinhos que servem como um lembrete dos tópicos que foram abordados.

 

Sinopse oficial:

O que você faz com uma criança que não escova os dentes, briga com outras crianças, se recusa a comer, faz birra no supermercado, etc.? A resposta está neste livro com mais de 1 milhão de cópias vendidas no mundo, indispensável para pais, educadores e cuidadores. Escrito por Joanna Faber e Julie King, com prefácio de Adele Faber, Como conversar com crianças… oferece ferramentas práticas e eficazes para lidar com crianças.

Na primeira parte do livro, aprendemos, entre vários métodos, a reconhecer os sentimentos das crianças por meio de palavras, textos, ilustrações e com a ajuda de jogos educativos, oferecendo-lhes escolhas e mantendo a paciência com elas, para assim conseguirmos cooperação, disciplina e resolução de conflitos, sem o uso de ameaças, abusos, ataques ou punição física. Na segunda parte, as autoras abordam questões específicas das crianças, como negação a comer, a dormir, a tomar banho, minimizar comportamentos fisicamente agressivos delas, interagir com animais de estimação, dentro de uma série de outras situações comuns e difíceis que os adultos enfrentam diariamente.

Faber e King não só oferecem a própria vida como exemplo, como também incluem vários casos em que pais usam as táticas apresentadas. Escrito em linguagem prática e acessível, este livro permite que os leitores entendam rapidamente por que um método funciona e outro não, tornando-se fácil para os adultos incorporarem mudanças sutis em seus comportamentos e trazendo profundas diferenças nas crianças. Você vai se fortalecer para criar relacionamentos gratificantes com seus filhos. Essas estratégias ajudarão as crianças a se tornarem autoconfiantes, cooperativas e conectadas com pais, professores, irmãos, cuidadores e amigos. É um manual essencial de estratégias de comunicação sobre a gestão de comportamento, os relacionamentos e o papel dos pais nas vidas das crianças.

Comentários estão fechados.