Brotherband 8 – O Retorno dos Temujai

Obra: Brotherband 8 – O Retorno dos Temujai
Título original: Brotherband 8 – Return of the Temujai
Autor: John Flanagan
Cliente: Editora Fundamento
Ano de publicação: 2022

Detalhes da tradução:

O que aconteceria se os mongóis tivessem chegado até a Escandinávia e invadido as terras dos vikings?

Embora esse encontro não tenha acontecido na história medieval da Europa, o autor imagina como as coisas poderiam ter ocorrido em uma versão fantástica da nossa história. E a minha tarefa foi traduzir a história em que esses dois povos se encontram e onde um lado tenta levar a melhor sobre o outro, em uma trama que envolve um enfrentamento que é muito diferente do que existe no imaginário popular.

Embora filmes, séries e outras histórias mostrem que tanto vikings quanto mongóis eram povos combativos, a história de Brotherband 8 mostra um grupo de escandianos especializado em ações furtivas, usando a astúcia e táticas de infiltração e espionagem e camuflagem para espionar seus oponentes.

Outra coisa interessante nesta tradução foi voltar a entrar em contato com o vocabulário relacionado a veleiros e atividades náuticas em geral. Esse é um tema que já apareceu em outras traduções (como  em Charlie St. Cloud, que fiz quando ainda estava no começo da carreira, e também em O Presente, onde há um capítulo onde os personagens velejam). Muitas vezes o desafio é fazer com que os leitores brasileiros consigam entender o que está se passando a bordo, com todas as velas, cordas, partes do barco e comandos que os marinheiros dão uns aos outros; por sorte, em Brotherband os livros já abrem com um glossário dos termos náuticos mais comuns para que o leitor consiga aproveitar a história e entender o que acontece nas aventuras no mar.

Sinopse oficial:

Do mesmo autor de Rangers – Ordem dos Arqueiros, mais uma fantástica e imperdível saga! A tripulação do Garça-Real está em casa, na Escândia. Mas o país, geralmente um local pacífico e tranquilo, corre perigo. Os temujai, os temidos guerreiros das estepes do leste, sempre alimentaram o desejo de expandir suas fronteiras e agora estão colocando seus planos em ação.

Sendo conquistadores e dominadores, os temujai têm os olhos nos ricos países do oeste e em um acesso ao mar. Mas, entre eles e seus objetivos, estão Escândia, seus navios e seus indomáveis homens e mulheres. Cabe a Hal e seus companheiros a tarefa de cruzar as traiçoeiras corredeiras do Rio de Gelo para deter a invasão, não importa o que isso custe a eles. Guerra e conquista. Ataque e defesa. Vigilância constante e perseguições implacáveis. Armadilhas e um exército inimigo gigantesco.

Desta vez, o desafio pode ser grande demais e a perda, irreparável. Suba a bordo e viva mais esta aventura com os heróis de Brotherband!

Comentários estão fechados.